04 fevereiro 2014

Aprenda a bloquear o aparelho celular em caso de roubo: IMEI

Oláá!!! Hoje eu venho com uma dica bem bacana que é interessante repassar pra todos seus amigos. Você já ouviu falar do IMEI  do celular? Essa sigla que quer dizer International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) permite que cada celular tenha um número único, como se fosse um chassi de carro ou um código de série. E para combater o roubo de celulares esta é uma ótima dica: o bloqueio do IMEI. Com a realização desse tipo de bloqueio em conjunto com o do seu chip GSM não permite que o espertinho que roubou seu celular o use, venda ou troque.

E é super fácil descobrir, ele pode ser encontrado na caixa do aparelho, no espaço destinado à bateria ou digitando *#06# no celular. Todo celular habilitado tem seu IMEI registrado em um bando de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamentos). Outra dica importante: guarde este número num local seguro, podendo ser numa agenda. Quando um IMEI é bloqueado, as funções que dependem da operadora como, ligações e conexão com a internet ficam indisponíveis. Com isso, o aparelho perde completamente a utilidade, pois quem vai querer um celular para usar apenas como agenda ou despertador?

Em caso de perda ou roubo é hora de bloquear!!! 
 
E a primeira coisa a fazer (sempre) é ir até uma delegacia e solicitar um Boletim de Ocorrência – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Em alguns estados é possível solicitá-lo pela internet, sendo assim, procure o site da Polícia Civil para encontrar a Unidade Policial mais próxima. Mesmo que a possibilidade de recuperação do aparelho seja pequena, sempre faça um BO, pois com ele em mãos é possível provar que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos. Segundo passo é entrar em contato com a operadora: Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou email e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.

Então é isso galera, uma dica fácil e bem útil. Todos em busca do combate ao crime!!!
Boa noite, beijos e até mais.


Um comentário:

  1. Eu já trabalhei em uma loja de telefonia, e sei bem o quanto IMEI é útil viu, hahaha

    Abraços;
    Desconstruindo Amélias

    ResponderExcluir